Se Charles Darwin estivesse vivo para comemorar seu aniversário de 200 anos, hoje, é provável que haveria protestos diante de sua casa. Pesquisas mostram que, mesmo com todas as evidências científicas acumuladas nos últimos 150 anos, desde a publicação de A Origem das Espécies, a aceitação de sua teoria da evolução por seleção natural ainda enfrenta dúvidas e angústias. "Para muitas pessoas, a ideia da seleção natural é simplesmente repugnante, ameaçadora, assustadora", disse o filósofo americano Daniel Dennett, da Universidade Tufts, em Massachusetts.
Mesmo na Inglaterra, o país de Darwin, uma pesquisa divulgada na semana passada mostra que metade das pessoas não acredita na teoria da evolução - ou, pelo menos, tem sérias dúvidas sobre ela. "Sem falar, é claro, que ela derruba qualquer argumento razoável que alguém já teve para a existência de Deus. Não surpreende que tanta gente esteja sedenta por evidências que questionem a teoria."
Segundo ele, porém, o fato de sermos produtos dos genes não significa que estejamos subordinados a eles. "Nossa autonomia é real, mas não é absoluta - nem tão misteriosa nem miraculosa. Ela evoluiu da mesma forma que nossos olhos e nossa memória. Nossa liberdade é um produto da evolução. Se as pessoas entendessem isso - algo que, admito, está longe de ser óbvio - elas não se sentiriam tão ameaçadas pela ideia de uma ciência materialista que explique a existência humana. Essa ciência não substituiria a ética, as artes ou as humanidades; ela seria sua fundação."
[Publicado no jornal O Estado de S. Paulo # 12.fev.2009]
Prezado Dalton
ResponderExcluirO homem comum tem uma tendência a negar ou não aceitar as idéias de Darwin, que mesmo depois de 150 anos de pesquisas, assustam, diz o filósofo. Para os religiosos, se Jesus voltasse hoje, muitos não aceitariam e duvidariam das suas palavras.Embora, ciência e religião não se misturem, fica provada a discrença do homem. Um abraço e tudo de bom!
Excelente post, amigo Dalton!!! Concordo com o filósofo.Todas as teorias têm um substrato filosófico.
ResponderExcluirDestaco, tb, quando ele diz que "nossa liberdade é um produto da evolução". Uma das características da vida é a liberdade, sem dúvida. Liberdade de pensamento, de escolhas e etc...
Um beijo e obrigada por me fazer "filosofar".
Dalton!
ResponderExcluirO ser humano em si sempre foi e será cheio de dúvidas, e a cada descoberta aparecerá mais dúvidas.
òtimo post.
Abraço!
Oi Dalton, bom voltar aqui, agora que encontrei um tempinho, pois ando super ocupada com duas peças teatrais... Mas é sem dúvida um grande prazer visitar este teu blog tão bonito, além do fato de que você é um filósofo, só pode ser, seus interesses são os de alguém que pensa, medita, reflete, enfim faz bem ao coração. Depois disso tudo, devo dizer ainda que você sempre reserva um espacinho para o lúdico. Parabéns pelo poema aí abaixo nos seus posts, onde você diz: "Uma menina que se importasse
ResponderExcluirCom o sol e com a lua
E que não vivesse apenas
De uma verdade crua"
Lindos versos, beleza pura!!!
Nara Janusz
É mestre o ser humano suas duvidas suas descobertas. As teorias de Darwin estão ai para provar que ele estava certo. E aterna procura do homem continua afinal estamos em estado permanente de evolução.
ResponderExcluirQuerida amiga Zilda, grato pela visita e pelo comentário sempre ponderado.
ResponderExcluirÉ verdade! A humanidade, hoje, não cansa de nos brindar com ceticismos.
Valeu.
Um grande beijo!
Oi Lau! Grato pelo elogio.
ResponderExcluirTambém penso que a filosofia proporciona evolução e, consequentemente, liberdade. Liberdade, primeiro, para viver bem.
Um grande beijo!
Amigo Mariano, grato pela visita e pelo comentário imbuído de muita coerência.
ResponderExcluirAs dúvidas estão aí para serem sanadas e transformadas em verdades até prova em contrário.
Um grande abraço!
Amiga Nara, quanta generosidade contida em suas carinhosas palavras. Deixaram-me extremamente lisonjeado. Grato!
ResponderExcluirÉ estimulante e um verdadeiro privilégio emocionar pessoas queridas como você.
Um grande beijo em seu coração!
Amigo Antonio dos Campos, seu comentário só vem acrescentar credibilidade e sugerir novas leituras sobre o tema. Grato pela presença.
ResponderExcluirEvoluindo sempre, garoto!
Grande abraço!
Dalton, após ter lido "A teia da vida" de Fritjof Capra comprovo que a ciência clássica limita-se ao mundo físico ( bem que eu me lembro de que nas aulas de Física e Cálculo há muuuiiiitos anos atrás, eu ficava inconformada com as "condições de contorno" das equações!).Capra diz que modelos e teorias de sistemas auto-organizadores fornecem elementos para uma nova teoria abrangente da evolução. Nas palavras de James Lovelock acrescenta que " a evolução dos organismos vivos está tão estreitamente acoplada à evolução de seu meio ambiente que, juntas, elas constituem um único processo evolutivo".
ResponderExcluirA leitura de Capra é IMPERDÍVEL e insusbtituível!
Abraço!
Angélica
Olá Angélica! Grato pelo inteligente comentário, que possibilitou uma nova ótica para o tema.
ResponderExcluirConcordo com Capra e acrescento intuindo que a 'involução' dar-se-á nessa mesma relação proporcional.
Valeu pela indicação da obra.
Um grande beijo!