quinta-feira, maio 14

brincando se aprende


"A efervescência da pesquisa decorrente da recente realização de minha monografia, somada à gama de conceitos apreendidos durante o curso, motivaram-me a ousar filosofar sobre um tema muito em pauta na educação contemporânea: a cada vez maior valorização do lúdico no processo de construção do conhecimento.
Virtualmente, esta reunião de ideias terá algum significado para o 'devaneio acadêmico', na medida em que forem alcançadas melhores formas de educar, principalmente na educação básica.

Considerando a aprendizagem como uma alteração do comportamento humano resultante de experiências anteriores – permanentemente mantidas – é possível afirmar que qualquer criança seja capaz de aprender.
Ao mesmo tempo, qualquer modalidade de aprendizagem provoca mudanças de comportamento periódicas, ou seja, faz com que o indivíduo altere sua forma de pensar e de agir praticamente em todo o tempo que viver.

Para compreender a relevância do aprender brincando, é preciso entender que as atividades motivacionais que empregam o lúdico têm, efetivamente, o poder de contribuir para o sucesso cognitivo, visto que priorizam o imaginário (aqui entendido também como o conjunto de símbolos de uma determinada sociedade), transmitem conhecimento e resgatam valores necessários à consolidação da personalidade do aluno.

Se tais atividades forem aplicadas de maneira sistematizada, crítica, inclusiva e integrada ao currículo formal, o educando deficitário de capacidade para aprender poderá ser contemplado com uma série de benefícios, especialmente o seu ingresso real no universo estudantil, a elevação de sua autoestima e a minimização de seus fracassos sócioescolares.

Trabalhar com o lúdico, portanto, é muito fácil e gratificante, pois além de prático, dá prazer. Ah, e ainda possui uma grande vantagem: apesar dos temas já abordados, outros muitos ainda podem ser criados, mesclando-se educador, inventividade, aprendiz e disciplina."


[O objetivo deste texto foi relacionar os conhecimentos sobre aprendizagem que acumulei ao longo de minha trajetória profissional às atuais tendências pedagógicas discutidas nas aulas de Metodologia do Ensino Superior - ministradas pelo Prof. Dr. José Gilberto da Silva - quando cursei pós-graduação em Psicopedagogia.]

14 comentários:

  1. Olá meu amigo Dalton!
    É muito bom quando o aprendizado eleva realmente o autoestima, ele se torna muito mais rico e com maiores possibilidades de fixação!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo Dalton quando leio um texto seu como esse. Sinto que seu espirito veio realmente com essa nobre missão de ensinar. E mais a sua alegria ao comentar dizer dos seus cursos emocionam.E nos fazem ter esperança de que muitos outros tenham esse seu mesmo ideal.

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza, amigo Mariano. O lúdico, além de proporcionar prazer ao aprendizado, estabelece vínculos amistosos que elevam a autoestima do educando.
    Grato pela sempre bem-vinda visita.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grato poeta Antonio pelos generosos elogios.
    Na verdade, eu acredito de verdade que somente pela educação conseguiremos um mundo melhor para os nossos semelhantes.
    Apesar dos inúmeros desafios, é uma grande satisfação poder contribuir para o crescimento pessoal de uma criança.
    Grande abraço, poeta dos pampas!

    ResponderExcluir
  5. Você é assim, alguém de quem não se conseguiria imaginar tomando uma atitude diferente dessa que você descreve aí. Você é claro, objetivo, lúcido nas suas colocações e lúdico também.
    Concordo com sua proposta de ensino, aplaudo sua maneira de pensar sobre o assunto, eu também acho que aprender com leveza, com prazer de fazer o que está fazendo, descobrindo o mundo aos poucos e descobrindo a si mesma, desde a mais tenra idade, faz os melhores seres, homens e mulheres que no futuro terão mais para dar do que aquelas gerações de pessoas que foram obrigadas a aprender em um ambiente hostil, rígido e fechado na decoreba e sem nenhum incentivo ao prazer. Vejo um mundo mais bonito e uma Humanidade mais sadia a partir de propostas como a sua no futuro. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. ô, poeta!

    meus agradecimentos de sempre.

    desnecessário falar da sua grande literatura, ela é evidente.

    quero falar de algo que sempre percebo quando me escreve, uma qualidade que só os grandes homens têm: a generosidade.

    abraço de sempre.

    parafraseando jorge benjor, eu estou feliz porque também sou da sua companhia!

    ResponderExcluir
  7. ps: sensacional o recado aos fakes (leia-se bixadoidas etc). ahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Dalton,

    Obrigado pela visita, comentário,também estou te seguindo, parabéns pelo blog, saudações!

    ResponderExcluir
  9. Amigo Dalton, concordo plenamente com a sua tese da educação ludica, todavia a grande maioria
    Um grande abraço de nossas escolas (públicas) não oferecem as condições mínimas necessárias para colocar tal proposta em prática.

    ResponderExcluir
  10. Querida Nara, suas palavras arremataram brilhantemente o intuito do meu texto. Além da grande amizade, agradeço pela generosidade da sua sempre bem-vinda presença nocantinhodacurva.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Grande Paulo Andel, estamos aí remando a favor da maré que, pra nós - os imigrantes - tá alta.
    Você sabe que, mesmo dando uma sugestão dessas, é bem capaz de que alguns fakes caras de pau do 'mausonliners' tenham o atrevimento de se tornarem nossos seguidores... Mas, valeu a gargalhada.
    Grande abraço, menino da Guanabara!

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Valter. Grato pela visita.
    À medida que o tempo fora do trabalho permitir, vou dando uma passada lá pelo "valter poeta", certo?!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Grato pela visita Wanderley.
    Eu tenho a grande sorte de trabalhar em duas escolas estaduais que priorizam as atividades artísticas como ferramentas capazes de minimizar as dificuldades de aprendizagem. E posso garantir que a satisfação como educador é plena.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. querido amigo Dalton estou no ultimo ano de pedagogia, moro em Caieiras- SP, e o tema escolido para o meu tcc é BRINCANDO SE APRENDE ao iniciar minha pesquisa deparei com seu blog e fiquei admirada com o que li pois tenho a mesma opinião que a criança aprende com mais prazer brincando.
    um grande abraço.
    tianaluana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir