sábado, novembro 28

toda nudez será questionada


“Ainda que um homem e uma mulher fiquem sem roupas, trancados num quarto, entregues às infinitas possibilidades do jogo erótico, não significa que estejam nus. Estão despidos.

Nudez é outra coisa.

É enfiar a faca até ao cabo, arrebatar a lua com as mãos, destapar todos os recônditos da alma, os mais obscuros e ínfimos. Se nem suportamos ficar nus diante de nós mesmos, quanto mais diante dos outros!”

[Frei Beto, in A Arte de Semear Estrelas]

21 comentários:

  1. Ao te ler meu amigo, me veio a recordação as palavras de uma amiga minha referente ao meu relacionamento com uma certa pessoa.
    Disse ela: "Você se despiu pra ele de forma ímpar, mostrou a alma, o mais interno de seu eu, e isso só se faz quando realmente se ama."

    Ficar nú, é tentar se limpar de toda e qualquer impureza contida em nosso ser, é difícil, mas não impossível, quando se quer realmente.
    É conseguir se olhar no espelho e não somente ver aquela imagem refletida, mas através dela descobrir um pouco mais de você a cada dia.

    Beijos e um final de semana cheinho de paz meu querido.

    ResponderExcluir
  2. ....però aveva stivali e borsa....
    :)
    buona serata!
    azzurra

    ResponderExcluir
  3. Amigo Dalton, imagine esta moça em uma faculdade no interior de São Paulo. Nada como um país civilizado.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Dalton, esta percepção filosófica sobre a nudez é algo extraordinário e absoluto ... obra da genialidade deste fabuloso Frei Beto, aqui compartilhado com todos nós, por vc com sua agudez perceptiva e crítica do SER e do VIVER.

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Majoli!
    Você tem razão. 'Ficar nu' exige um intenso exercício da humildade.
    Grato pela visita. Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ciao Azzurra, sua visita me deixa muito feliz!
    É verdade. Porém, diante da complexidade da ideia, os acesaórios representem apenas um detalhe... [rsrs]
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Pois é Wanderley... No Brasil reina uma pseudo-moralidade nojenta. A hipocrisia é geral, especialmente na mídia que, sem nenhum pudor, estimula um despertar precoce (e deturpado) da sexualidade de nossas crianças.
    Valeu muito o seu comentário. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Meu querido mestre lembro dessa jovem da foto num post seu ou da Lau se não me engano no Globoonliners esta certo como escrevi isso mestre? bem corrija-me e eu agora nem lembro direito meu comentário. O fato é que passado tanto tempo e ela ainda nua deixa--me numa situação delicada. Pois não lembro se a cubri com uma toalha da outra vez ou se tirei a bolsa dos seus ombros e a ajudei a descalçar as botas viu como esse ancião anda esquecendo de tudo mas de tudo mesmo. Um abraço diga-me mestre como ver uma Deusa dessas e não.............

    ResponderExcluir
  9. Amigo Paulo, suas palavras agregaram um valor especial às sábias considerações desse brilhante pensador mineiro. E foram muito generosas para com ocantinhodacurva.
    Grato por sua sempre bem-vinda visita. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Sossega leão Antonio dos Campos! [rsrs]
    Lembro-me muito bem de sua 'preocupação' quando comentou este mesmo post quando publicado lá no saudoso globoonliners... Na ocasião você cobriu a moça com uma manta a fim de evitar que a mesma contraísse um resfriado. [rsrs]
    Valeu a divertida observação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Gostava de ter visto a moça
    Tapadinha p´lo António
    Esta nudez é diferente
    De despida para gente!

    Gostei desta diferença
    Que sendo bem compreendida
    Tem um agrande mensagem
    E testemunho de vida

    Mais tarde, que talvez os signos
    Quanto ao blog vai chegar
    Tenho vida muito activa
    E não consigo actualizar

    Quando eu estabilizar
    Tudo será bem diferente
    Assim eu irei passando
    Sem cumpromisso assente

    Eu sou muito cumpridora
    E por isso aqui digo
    Esse seria mais um
    Que de momento não consigo

    Agradeço a amizade
    Com carinho que merece
    Embora seja virtual
    Para mim nunca esquece.
    bjo
    Áurea

    ResponderExcluir
  12. Querido amigo Dalton França
    A nudez usada para agredir, como exibicionismo, claro que choca pela sua intenção vulgar.
    Mas, quanto a intimidade de um casal que se ama é bela, induzindo ao amor sem preconceitos ou barreiras. Temos que amar o nosso corpo para inspirar amor, mas devemos preservá-lo.
    Um abraço e muito obrigada pelo selinho!!!

    ResponderExcluir
  13. Que é que é isso minha gente?? Venho aqui atrás das tarefas prometidas de Schulman e encontro esse "Tratado à Nudez"??? Uma mistura de Nelson Rodrigues com Frei Beto... E o Antonio(o Tricolor) ainda diz que fui eu quem postou essa foto??Já vi esse filme,oops,essa foto mas foi no FAzendoARTE, no GO.
    Fernando Pessoa, no seu livro "Desassossego"(estado em que deve estar o Antonio, o Tricolor, ao ver essa foto) diz :"A beleza de um corpo nu só o sentem as raças vestidas".[rs]
    Arrasou no post, mestre Dalton!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga Áurea!
    Grato pelo comentário poético e generoso. Ele só lisonjeia ocantinhodacurva.
    Aguardamos o seu blog.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Amigos Zilda&Antonio, vocês tocaram no ponto, creio, mais importante desse pensamento do Frei Beto: o amor. Sem ele nunca conseguiremos 'nos despirmos' completamente.
    Grato pela visita. Um abração!

    ResponderExcluir
  16. Mestre professor prefeito de Cruzília Dalton: nossa senadora me deixa triste assim rsrrsrsrrsrs. Eu não lembrava mas fico feliz pela reprise da próxima vez não tiro a bolsa nem as botas dela. Mas eu não resisto olha bem que linda mata o véio mata rsrsrrsrs.

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga Lau, não se assuste... [rsrs]
    Você sintetizou com precisão a mesclagem entre a 'imagem rodriguiana' e a 'profundidade gregoriana' do texto.
    Grato pelas observações que somaram uma interessante ótica filosófica à magia da nudez.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  18. Pois é Antonio... Pelo jeito você vai até escrever um poema especialmente para a tão citada moça. [rsrs]
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Você mulher tentação
    pisa mas com cuidado
    com essa bota no meu coração

    sou esse noel dos pampas
    vem com calma e levanta

    a moral desse idoso tricolor
    sentirei amanhã alguma dor
    não posso deixar de agradecer
    que essa bela mulher me fara viver.

    ResponderExcluir
  20. Já não se faz mais Papai Noel como antigamente...
    Que coisa...Bem que me disseram que em POA, filas gigantescas -de mães -se formam para tirar foto ao lado de um determinado Papai Noel. Tá explicado...[rs]
    E ainda tem "prefeito" que contrata esses "papais noéis" para visitarem suas cidades.Que dupla!
    Devolvendo a gozação que fizeram hoje no meu blog.
    Beijos para os dois amigos...ursos, hienas e etc...[rs]

    ResponderExcluir
  21. Parabéns por mais este apaixonado e sedutor poema, amigo Antonio dos Campos!
    Grato pelas elucidações sobre o Papai Noel de POA e pelos 'zooelogios', amiga Lau Milesi!
    Vocês são muito queridos e contagiam ocantinhodacurva com alegria e criatividade.
    Um beijão pra moça e um abração pro moço!

    ResponderExcluir