segunda-feira, junho 22

ideias de Darwin ainda 'assustam', diz filósofo

Se Charles Darwin estivesse vivo para comemorar seu aniversário de 200 anos, hoje, é provável que haveria protestos diante de sua casa. Pesquisas mostram que, mesmo com todas as evidências científicas acumuladas nos últimos 150 anos, desde a publicação de A Origem das Espécies, a aceitação de sua teoria da evolução por seleção natural ainda enfrenta dúvidas e angústias. "Para muitas pessoas, a ideia da seleção natural é simplesmente repugnante, ameaçadora, assustadora", disse o filósofo americano Daniel Dennett, da Universidade Tufts, em Massachusetts.


Mesmo na Inglaterra, o país de Darwin, uma pesquisa divulgada na semana passada mostra que metade das pessoas não acredita na teoria da evolução - ou, pelo menos, tem sérias dúvidas sobre ela. "Sem falar, é claro, que ela derruba qualquer argumento razoável que alguém já teve para a existência de Deus. Não surpreende que tanta gente esteja sedenta por evidências que questionem a teoria."

Segundo ele, porém, o fato de sermos produtos dos genes não significa que estejamos subordinados a eles. "Nossa autonomia é real, mas não é absoluta - nem tão misteriosa nem miraculosa. Ela evoluiu da mesma forma que nossos olhos e nossa memória. Nossa liberdade é um produto da evolução. Se as pessoas entendessem isso - algo que, admito, está longe de ser óbvio - elas não se sentiriam tão ameaçadas pela ideia de uma ciência materialista que explique a existência humana. Essa ciência não substituiria a ética, as artes ou as humanidades; ela seria sua fundação."


[Publicado no jornal O Estado de S. Paulo # 12.fev.2009]

12 comentários:

  1. Prezado Dalton
    O homem comum tem uma tendência a negar ou não aceitar as idéias de Darwin, que mesmo depois de 150 anos de pesquisas, assustam, diz o filósofo. Para os religiosos, se Jesus voltasse hoje, muitos não aceitariam e duvidariam das suas palavras.Embora, ciência e religião não se misturem, fica provada a discrença do homem. Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, amigo Dalton!!! Concordo com o filósofo.Todas as teorias têm um substrato filosófico.
    Destaco, tb, quando ele diz que "nossa liberdade é um produto da evolução". Uma das características da vida é a liberdade, sem dúvida. Liberdade de pensamento, de escolhas e etc...

    Um beijo e obrigada por me fazer "filosofar".

    ResponderExcluir
  3. Dalton!
    O ser humano em si sempre foi e será cheio de dúvidas, e a cada descoberta aparecerá mais dúvidas.
    òtimo post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dalton, bom voltar aqui, agora que encontrei um tempinho, pois ando super ocupada com duas peças teatrais... Mas é sem dúvida um grande prazer visitar este teu blog tão bonito, além do fato de que você é um filósofo, só pode ser, seus interesses são os de alguém que pensa, medita, reflete, enfim faz bem ao coração. Depois disso tudo, devo dizer ainda que você sempre reserva um espacinho para o lúdico. Parabéns pelo poema aí abaixo nos seus posts, onde você diz: "Uma menina que se importasse
    Com o sol e com a lua
    E que não vivesse apenas
    De uma verdade crua"
    Lindos versos, beleza pura!!!
    Nara Janusz

    ResponderExcluir
  5. É mestre o ser humano suas duvidas suas descobertas. As teorias de Darwin estão ai para provar que ele estava certo. E aterna procura do homem continua afinal estamos em estado permanente de evolução.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Zilda, grato pela visita e pelo comentário sempre ponderado.
    É verdade! A humanidade, hoje, não cansa de nos brindar com ceticismos.
    Valeu.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lau! Grato pelo elogio.
    Também penso que a filosofia proporciona evolução e, consequentemente, liberdade. Liberdade, primeiro, para viver bem.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Amigo Mariano, grato pela visita e pelo comentário imbuído de muita coerência.
    As dúvidas estão aí para serem sanadas e transformadas em verdades até prova em contrário.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Amiga Nara, quanta generosidade contida em suas carinhosas palavras. Deixaram-me extremamente lisonjeado. Grato!
    É estimulante e um verdadeiro privilégio emocionar pessoas queridas como você.
    Um grande beijo em seu coração!

    ResponderExcluir
  10. Amigo Antonio dos Campos, seu comentário só vem acrescentar credibilidade e sugerir novas leituras sobre o tema. Grato pela presença.
    Evoluindo sempre, garoto!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Dalton, após ter lido "A teia da vida" de Fritjof Capra comprovo que a ciência clássica limita-se ao mundo físico ( bem que eu me lembro de que nas aulas de Física e Cálculo há muuuiiiitos anos atrás, eu ficava inconformada com as "condições de contorno" das equações!).Capra diz que modelos e teorias de sistemas auto-organizadores fornecem elementos para uma nova teoria abrangente da evolução. Nas palavras de James Lovelock acrescenta que " a evolução dos organismos vivos está tão estreitamente acoplada à evolução de seu meio ambiente que, juntas, elas constituem um único processo evolutivo".
    A leitura de Capra é IMPERDÍVEL e insusbtituível!
    Abraço!
    Angélica

    ResponderExcluir
  12. Olá Angélica! Grato pelo inteligente comentário, que possibilitou uma nova ótica para o tema.
    Concordo com Capra e acrescento intuindo que a 'involução' dar-se-á nessa mesma relação proporcional.
    Valeu pela indicação da obra.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir