quinta-feira, setembro 24

o teatro na história


Apesar de ter a sua origem veementemente creditada à Grécia da Antiguidade, vale ressaltar que o Teatro – como recurso instintivo de expressão, comunicação e diversão – manifestou-se espontaneamente nas mais variadas regiões do planeta, no seio dos mais primitivos agrupamentos humanos e em diferentes momentos históricos.

Descobertas arqueológicas datadas de aproximadamente dois mil e quinhentos anos antes da dramaturgia grega florescer para a civilização ocidental reconheceram evidências de encenações criativas (previamente elaboradas) no Egito, especificamente destinadas a cultuar os deuses Ísis e Osíris, a ilustrar cerimônias fúnebre-religiosas e a entreter faraós.

Um milênio depois, na dinastia Hsia, o Teatro estava incorporado à cultura chinesa, exaltando conquistas militares, reverenciando divindades e repassando tradições populares. Concomitantemente, muitas nações desenvolveram modalidades teatrais próprias. A Coréia foi uma delas. Outra foi a Índia, inspirada nos poemas épicos Mahabharata e Ramayana. Entretanto, somente no Século de Péricles (quinhentos anos antes da era cristã) o Teatro recebeu roupagens semântica e ortográfica.

A palavra Theatron derivou-se da combinação do verbo ver com o substantivo panorâmico, e resultou lugar de onde se vê. Além disso, os gregos foram os primeiros a tecer-lhe uma concepção conceitual respeitada, estudada e praticada até os dias atuais.



Inicialmente, apenas as declamações em coro integravam as homenagens a Dionísio: o deus que, segundo sua mitologia, ensinara a humanidade a cultivar a uva e aventurar-se na euforia provocada pelo consumo do vinho. Até que um ator chamado Thespis rompeu com esse modelo e passou a protagonizar os esquetes trágicos que escrevia, num palco improvisado em sua carroça. Viajando por Esparta, Corinto, Megara e Epidauro, despertou a simpatia da população, incentivou outros atores e estimulou a formação de caravanas cênicas.

O repentino sucesso conquistado pelo autor fez com que o Teatro rapidamente adquirisse status de principal entretenimento popular. Preocupado, o ditador Psístrato instituiu um concurso a fim de aproximá-lo do governo ateniense. Dessa maneira poderia manipular as idéias defendidas pelos heróis das tragédias e induzir o povo a identificar-se com os interesses da ditadura. Thespis venceu o primeiro, dos muitos concursos que ainda foram realizados. O Estado obrigou as famílias ricas a custear novos espetáculos e construir espaços apropriados para os eventos.

O Teatro tomou proporções estrondosas, a ponto de passar a nomear também a trama que é vista e a linguagem utilizada para se fazer ver. A velha carroça cedeu lugar para auditórios grandiosos, ao ar livre, com delimitações estrategicamente definidas: o PALCO (misto de coxia e camarim, onde as cenas eram preparadas), a ORQUESTRA (arena circular na qual efetivamente os atores e o coro atuavam) e a ARQUIBANCADA (assentos edificados obedecendo a inclinação de uma colina).

As tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes enalteciam o confronto dos homens com as adversidades do destino e evidenciava a nobreza dos sentimentos, enquanto Aristófanes, Menandro, Posidipo e Dífilas satirizavam em suas comédias o comportamento hipócrita e mesquinho da aristocracia daquela sociedade. Em menos de um século, a evolução dessa estrutura levou o Teatro para além das fronteiras helênicas.

Importado pelo Império Romano, a princípio foi apenas copiado. Quando conquistou a simpatia das camadas populares e da burguesia, construiu identidade românica e ganhou espaço até nos intervalos das lutas de gladiadores. Dois “imitadores” das comédias gregas se destacaram: Plauto e Terêncio. Já a tragédia romana ficou caracterizada por obras que foram mais lidas do que encenadas. A modalidade tem no filósofo Lúcio Aneu Sêneca seu expoente e sua maior curiosidade. Em sua vida pessoal, Sêneca enfrentou três tragédias reais. Mais do que prestígio, Roma forneceu ao Teatro o passaporte que possibilitou prosseguir sua viagem pela História.


Durante grande parte da Idade Média, ele resistiu às severas perseguições empreendidas pela Igreja Católica, a mesma que depois, incoerentemente, passou a usá-lo para persuadir conversões às suas doutrinas. No Renascimento multiplicou-se pela Europa, legando talentos como William Sheakespeare (Inglaterra), Molière e Pierre Corneille (França), Lodovico Ariosto e Niccolò Machiavelli (Itália), Lope de Rueda (Espanha), Gil Vicente (Portugal) e Hans Sachs (Alemanha).

A partir do Iluminismo a cultura teatral renovou-se e expandiu-se pelo mundo moderno: atravessou as turbulências dos anos 1800, surpreendendo, avançando, recuando, desdobrando-se, adaptando-se e reinventando-se; e retratou, com muita coragem, as transformações políticas, sociais, éticas, culturais, artísticas, filosóficas e educacionais dos últimos cem anos.

Enfim, o Teatro está aí. Sobrevivido, revitalizado e apto a encarar os desafios que certamente virão com este novo milênio.




Tópico 1 do Capítulo 1 da monografia UNIPAC-CDD 792.021
"A contribuição do teatro para o sucesso cognitivo na educação pública de Minas Gerais"
Autoria: Dalton Araújo Galvão de França

14 comentários:

  1. " A contribuição do teatro para o sucesso cognitivo na educação pública de Minas Gerais"
    Autoria: DALTON ARAÚJO GALVÃO de FRANÇA.


    PRECISO DIZER MAIS
    DESSE NOSSO RAPAZ
    E TUDO O QUE ELE FAZ
    PELOS ALUNOS DE MINAS GERAIS

    Meu mestre pena que o tempo e o vento trouxessem a mim só ensinamnetos nesse nosso mundo virtual. Queria mestre de coração ser seu aluno. Emocionado aqui na minha POA envio-lhe meu abraço por sua capacidade por sua história na história do seus estado.

    ResponderExcluir
  2. Dalton também é cultura. Amei o texto repleto de conhecimento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este "passear" pela estória do teatro ou pelo teatro na história.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço de coração, amigo Antonio, a generosidade de suas palavras e a grandiosidade deste pequeno poema!
    Você sim, é o nosso catedrático na arte do carisma, da amizade, da poesia e da cultura gaúcha! Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Wanderley também é amizade!
    Obrigado pelo elogio, meu amigo de 'belzonte' [rsrs]. É sempre bom contar com as novidades das estações!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Lídia!
    Fico feliz pelo post ter agradado o seu passeio. Grato pelo carinho.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. No cantinho da curva, aguarda-nos sempre surpresas muito agradáveis e diferentes! O que eu aprendi hoje sobre teatro!!! Adorei, até porque o saber não ocupa lugar. Bom fim de semana nesse Sobradinho que me mete inveja... se ficassa ali, no cantinho da curva mais perto, far-lhe-ia uma visita. Assim, está feita virtualmente! Um abraço Graça

    ResponderExcluir
  8. Que bom, minha querida amiga Graça! Fico feliz por proporcionar um espaço que faça bem às pessoas que me são gratas.
    Realmente, e geralmente, são nas curvas da vida que o inusitado surge. Valeu a sua visita. Creio que na virtualidade também seja possível vivenciar.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de teatro
    gosto muito de histórias
    Por isso sou "contadora"
    P´ra guardar nossas menórias...
    Áurea

    ResponderExcluir
  10. Olá, um rico panorama doa teatro e sua infuência através dos tempos, e sempre a figura dos que ousam e começam . Abraços dominicais.

    ResponderExcluir
  11. Seja sempre bem-vinda Áurea!
    Eu também gosto muito de poesia e adorei o seu comentário.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi Analuiza!
    Grato pela visita e pela bela observação.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dalton!!!Muito bom ler outra vez esse capítulo da sua mono.Lembrei do GO. Assuntos que com bom conteúdo, como esse, merecem ser publicados e republicados.rs
    Um beijo
    Ah...como sei que você "ADORA" [rs] selos. Ganhei mais um (lindinho) e está lá no meu blog.É o último. Pegue-o quando quiser, tá?

    ResponderExcluir
  14. É muito bom, querida Lau, poder dividir conheciento com pessoas amigas. Isso retribui todo o desgastante processo que envolveu a pesquisa e a condensação das informações.
    O selo já está aqui na coleção docantinhodacurva. Grato pela gentileza!
    Um beijo!

    ResponderExcluir